sábado, 8 de dezembro de 2007

Entrevista com Roberto Cearense

Nós que fazemos o Canal Ferrão trazemos para vocês uma entrevista exclusiva com o ex craque do Ferroviário e hoje Técnico das Categorias de base de nosso time. Muito solícito, Roberto Cearense, fala um pouco de sua trajetória no futebol, grandes feitos e sobre o seu trabalho atual dentro do Ferroviário bem como dá a sua opinião sobre o Ferroviário para o ano de 2008.
A entrevista foi concedida neste sábado(08/12/2007)


Canal Ferrão: Como foi o início da sua carreira como jogador e em que clubes o Sr. atuou no Brasil e no Exterior?

Roberto Cearense: Na ocasião o Ferrão estava disputando o campeonato brasileiro 1º divisão, isso em 1981, eles contrataram um atacante de nome Nivaldo, só que a sua regularização estava difícil, porque era de fora do país.Na época estávamos disputando o campeonato cearense juvenil, ou sub 20 hoje. Eu jogava de meia, e era o artilheiro do time, o treinador do profissional era o Lucídio Pontes e não teve dúvidas em me colocar na equipe, e graças a deus tive sorte, entrei e só saí quando me venderam para o Sport de Recife. Foi assim que tudo começou, porém não joguei fora do país, a não ser em amistosos com o Santos.

Canal Ferrão: Como um grande jogador que foi, algumas situações especiais em toda a carreira com certeza marcaram a sua vida. Tem algum fato que poderia citar?

Roberto Cearense: Tem atletas que tem muitas historias pra contar, eu não tenho muitas, a não ser uma que me lembro agora. Quando sai do Paissandu para o Guará de Brasília e me confundiram com o outro roberto do Sport, esse tinha ido pra seleção. Aí passaram a me chamar de Roberto denorex, parece mas não é.

Canal Ferrão: Muito torcedores do Ferroviário lembram dos dois gols de Roberto Cearense na vitória sobre 4x1 frente ao Fluminense do Rio de Janeiro em 1981. Conte-nos qual a lembrança que tens daquela vitória memorável.

Roberto Cearense: O Fluminense tinha sido campeão carioca. Era quarta feira a noite.eu só sei que foi a partir dali que começaram a olhar melhor pra mim, até na parte salarial. Apareceram muitos clubes interessados em mim, isso em 1981. Eles pensaram que iam ganhar fácil, tinham sido campeões carioca não fazia um mês. Mas nos tínhamos um time muito bom e entramos com muita vontade, terminou o 1º tempo de 4, agente nem acreditava. Eu tenho essa lembrança de que foi ali que tudo começou pra mim no futebol.

Canal Ferrão: O Sr. saiu do Ferroviário em que ano e foi vendido a qual clube?

Roberto Cearense: Eu sai em maio de 1982, para o Sport de Recife aonde fui tri campeão.

Canal Ferrão: Após aposentar as chuteiras é sabido que o Sr. continuou nos gramados porém com uma nova função. Quem primeiro lhe deu oportunidade de mostrar seu trabalho como Técnico e como tem sido essa nova fase na sua vida profissional?

Roberto Cearense: Como sempre o Ferrão está na minha vida. Primeiro no inicio da minha carreira de atleta, agora como técnico de futebol. Essa nova fase é só de aprendizado. Estou engatinhando ainda como técnico, mas espero um dia ser campeão pelo Ferrão na equipe profissional.

Canal Ferrão: Como técnico das categorias de base do Ferroviário, o Sr. teve a oportunidade de participar de uma competição profissional junto com os garotos. Como foi comandar os jovens talentos corais na terceira divisão do estadual pelo Terra e Mar e qual foi a importância deste campeonato para eles e para a sua carreira?

Roberto Cearense: Primeiro eu já conhecia todos a não ser os que estavam chegando, como o Wesclei, Moura, Stênio, isso ajudou muito. Como eu falei anteriormente, aprendizado, pra quando precisarem de mim novamente eu não cometer os mesmo erros que cometi na competição.

Canal Ferrão: Novamente falando de categorias de base, o Ferroviário sempre se destacou por revelar bons jogadores para o Brasil e para o Mundo. O que a torcida coral pode esperar dos jovens talentos que estão surgindo na Barra desde as escolinhas?

Roberto Cearense: Tudo começa na escolinha, é a partir dali que começa o trabalho de garimpagem. Esses garotos ja começaram a se destacar esse ano. Vou citar alguns, Leonardo, Róbson, Guto, Dedé, Danúbio, Carlinhos, enfim são atletas que serão aproveitados em 2008. Fora os que estão em portugal, caso o Lion, Paulo Victor e Ely, todos os três emprestados até maio de 2008.

Canal Ferrão: Como é sua relação com o atual técnico profissional do Ferroviário?

Roberto Cearense: Muito boa, conheci o Oliveira quando eu jogava no ceará, ele é um estudioso do futebol, vou aprender muito com ele.

Canal Ferrão: O Sr. destacaria algum desses garotos que a torcida coral ainda não conhece e que podem surpreender a torcida do Ferroviário neste ano de 2008?

Roberto Cearense: Eu poderia falar em Mazinho, Wesclei e Luilton, tão treinando bem e podem surpreender nesse campeonato. São atletas na faixa de idade entre 20 a 23 anos acredito eu.

Canal Ferrão: O elenco profissional do Ferroviário que está sendo montado para o estadual de 2008 contará com vários atletas da base coral com idades entre 17 e 20 anos, como Leonardo, Guto, Nemézio, Maciel, Siloé e outros. No futebol atual, valorizar a formação de atletas é o melhor caminho para o sucesso?

Roberto Cearense: Todos sabem que o caminho é esse mas eles tem medo de colocarem os meninos pra jogarem. O medo de rebaixamento é grande, mas o Ferroviário acredita e nós que fazemos o Ferrão, que esse ano de 2008 a historia vai ser contada diferente. Mesmo com poucos recursos, acreditamos na garotada.

Canal Ferrão: Tem um jogador do Ferroviário que foi emprestado ao C.D. Alaves Atenea em 20/09/2006, chamado Everlanio Lima Farias. O Sr. tem conhecimento desse jogador?

Roberto Cearense: Nunca ouvi falar desse atleta. Desde de 2000 estou no ferrão, nunca ouvi falar dele.

Canal Ferrão: Para finalizar, a Equipe do Blog Canal Ferrão queria agradecer a entrevista concedida, desejar muito sucesso na sua nova função e pediríamos que deixasse uma mensagem para todos os torcedores do Ferroviário e do futebol cearense que foram fãs do futebol de Roberto Cearense no passado e que estão agora acompanhando o seu trabalho como Técnico.

Roberto Cearense: Eu que agradeço a oportunidade de estar passando pra vocês um pouco da minha vida. Para a torcida do Ferrão é um pedido, que ela passe a acreditar mas na sua equipe porque todos aqui na barra acreditamos que esse ano de 2008 só vai dar Ferrão. Não se enganem por o time ser jovem. Com relação ao meu trabalho como técnico, antes de tudo sou funcionário do clube, na hora que precisarem de mim estarei pronto pra ajudar.

1 comentários:

Anônimo disse...

Meu nome é Gilberto Migotti sou paulista gostaria de ter o contato do Roberto cearenceque foi técnico do ferroviário meu Gmail gilbertomigotti@gmail.com abraços

Estadual 2010 - 1º Turno

Fortaleza x Ferroviário
06/02 - 16h - Domingão
Ferroviário x Crato
10/02 - 20:30h - Domingão
Limoeiro x Ferroviário
17/02 - 20:50h Bandeirão
Tranmissão: Tv Diário

Classificação - 1º Turno

CLUBE PG V SG
1º Ferroviário 15 4 6
2º Guarany (S) 14 3 3
3º Guarany (J) 13 4 -2
4º Quixadá 13 4 -3
5º Crato 12 4 5
6º Horizonte 11 3 3
7º Fortaleza 11 3 0
8º Itapipoca 11 3 -1
9º Maranguape 9 3 -1
10º Limoeiro 9 2 -4
11º Boa Viagem 8 2 -4
12º Ceará 7 2 -1

BCFtv Gols GUA 1 x 1 FAC

BCFtv Torcida Coral 27/01/10

BCFtv Reportagens 02/02/10

Arquivo BCF

Blog Canal Ferrão 2010 | Editor chefe: Alexandre Martins - Colaborador: Evandro Júnior Template: Abdul Munir e Alexandre Martins Direitos Reservados. ®